Orientações

Recomendações importantes

Preparo de pacientes para a coleta de amostras para exames laboratoriais.

Para que um exame de laboratório possa apresentar um resultado seguro algumas recomendações quanto ao preparo do paciente e coleta das amostras devem ser rigorosamente observadas. Assim sendo, relacionamos a seguir as recomendações mais comuns e os procedimentos de coleta para os exames mais freqüentes.

Para alguns exames o jejum é dispensável, já para outros é necessário que seja de 4, 8, 12, ou, em raras vezes, 16 horas. Verifique com antecedência qual é o tempo adequado para seus exames. Na dúvida, dirija-se ao laboratório com 12 horas de jejum alimentar. Em crianças de até 5 anos, o tempo pode ser reduzido à metade e, em recém-nascidos, as amostras podem ser colhidas imediatamente antes da próxima amamentação. Em casos de urgência, ou conforme solicitação médica, o jejum para alguns exames pode ser dispensado, mas vale ressaltar que, essa informação deve obrigatoriamente ser informada no momento da coleta das amostras para que os resultados obtidos possam ser interpretados de forma adequada.

Em alguns exames, é necessário observar se há uma dieta especial antes da coleta de amostra. Solicite ao laboratório informações se os seus exames exigem este procedimento. Se o exame não requer uma dieta especial, os hábitos alimentares devem ser mantidos para que os resultados dos exames possem refletir o estado do paciente no dia a dia. Vale ressaltar que, o período de jejum para o exame deve ser rigorosamente seguido.

O álcool também pode interferir nos resultados dos exames. Um exemplo é a dosagem dos triglicerídios, que poderá apresentar resultados elevados se o paciente ingerir bebidas alcoólicas nas 24 horas que antecedem a coleta das amostras.

Se as amostras forem coletadas após a realização de atividades físicas, os resultados obtidos podem não refletir o estado real do paciente, pois, após os exercícios moderados ou intensos, vários constituintes orgânicos podem sofrer alterações fisiológicas.

Vários medicamentos podem interferir nos resultados dos exames. Dessa forma, quando for realizar qualquer exame laboratorial, informe sempre o nome de TODOS os medicamentos que fez uso nos últimos 10 dias. Vale destacar que, o paciente nunca deve interromper de forma voluntária o uso dos medicamentos para a realização dos exames, ou seja, somente o médico pode suspender.

Nas mulheres, de acordo com a fase do ciclo menstrual ou da gestação em que se encontram, podem ser observadas alterações fisiológicas, como a concentração de várias substâncias no organismo. Portanto, para que os resultados sejam interpretados corretamente, é muito importante que a data correta do primeiro dia da última menstrução, ou do tempo de gestação, sejam informados ao laboratório.

WhatsApp